A FLOPEN (Associação de Produtores e Proprietários Florestais do Concelho de Penela) constitui-se publicamente o dia 24 de Novembro de 2000. Durante os 10 primeiros meses de funcionamento da associação, até a data da assinatura do contrato com IFADAP, a associação dedicou-se à preparação da candidatura ao Programa AGRIS, Medida 3 – Gestão Sustentável e Estabilidade Ecológica das Florestas, Sub.- Acção 3.1 – Instalação de Organizações de Produtores Florestais no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio.

A associação é fundada sem fins lucrativos, e seus principais objectivos são:
▪ A valorização, protecção e conservação do concelho de Penela, como meio de desenvolvimento rural integrado, através da criação de um serviço de extensão florestal, que promova o desenvolvimento florestal do concelho e da região Pinhal Interior, numa perspectiva de desenvolvimento rural integrado;
▪ Contribuir para a formação e informação dos produtores e proprietários florestais;
▪ Fomentar a elaboração de projectos de melhoria das infra-estruturas florestais do concelho, bem como projectos de reflorestações e plantações;
▪ Apoiar os sócios na valorização dos seus recursos florestais;
▪ Reforçar a cooperação institucional entre as autarquias locais e intermunicipais, entre associações do concelho, e de outros concelhos, escolas, cooperativas, técnicos florestais e outras entidades de interesse de modo a assegurar uma efectiva gestão de defesa dos recursos florestais no âmbito concelhio, assim como na sub-região Pinhal Interior;
▪ Representar os seus sócios frente à administração pública e a organizações florestais similares de qualquer âmbito territorial, tanto em negociações como em qualquer outro tema de âmbito florestal;
▪ Fomentar qualquer outra iniciativa que promova a valorização, protecção e conservação dos ecossistemas florestais, no âmbito do desenvolvimento rural e sustentável, e em todas as demais que sejam compatíveis com estes objectivos e com a legislação em vigor;


A FLOPEN representa actualmente, para além do Concelho de Penela, o Concelho de Condeixa-a-Nova e o Concelho de Coimbra.
Possui nos seus quadros três Engenheiros Florestais, um Engenheiro Agro-Pecuário, uma Administrativa e nove Sapadores Florestais.
Os efectivos da associação desenvolvem acções de emparcelamento, avaliação do material lenhoso, cadastro florestal, levantamentos perimetrais com GPS, comercialização de produtos florestais, instalação, condução e exploração de povoamentos, instalação e beneficiação de infraestruturas de defesa da floresta contra incêndios, assessoramento florestal, sessões de esclarecimento, sensibilização e formação.
Conta ainda com a parceria de quatro empresas ligadas ao sector florestal para a resolução de recursos mecanizados que a FLOPEN não possui.


Actividade da FLOPEN

Em Março de 2004, a FLOPEN vê aprovada a sua candidatura à constituição de uma Equipa de Sapadores Florestais, composta por cinco elementos, com formação profissional específica para a realização de operações de Silvicultura Preventiva e técnicas de 1.ª intervenção e rescaldo a incêndios florestais.

Em Junho de 2004, a Flopen passa a fazer-se representar na Comissão Especializada em Fogos Florestais (CEFF) que posteriormente foi extinta dando lugar à Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Concelho de Penela (CMDFCI) em Novembro do mesmo ano.

Em Agosto de 2004, deu início à execução física e financeira do Projecto AGRIS 3.4 ZIF Serra do Espinhal, projecto elaborado pela Flopen em Março de 2004 e aprovado em 16 de Junho de 2004, no montante global de 894.444,32€.

A Flopen fica então responsável pela rubrica de Elaboração do Plano Orientador de Prevenção, Cartografia Digital e a Silvicultura Preventiva no valor global de 453.692,65€.

Em Dezembro de 2004, fruto das necessidades demonstradas pelos seus Associados, a FLOPEN apresenta uma nova candidatura à constituição de uma Equipa de Sapadores Florestais.

Em Julho de 2005, a FLOPEN é designada oficialmente gestora das propriedades florestais da Freguesia do Espinhal que reúne 700 ha.

Em 17 de Dezembro de 2005, são inauguradas as instalações provisórias da FLOPEN no edifício da Sociedade Filarmónica do Espinhal e é efectuada uma revisão estatutária que prevê entre outros aspectos, a constituição de um Núcleo da FLOPEN no concelho de Condeixa-a-Nova, a ampliação da abrangência territorial da Associação a todo o território nacional e a definição estatutária do cargo de Director Executivo.

A partir de Janeiro de 2006 a FLOPEN, em parceria com a CELBI – Celulose da Beira Industrial, iniciou o processo de Certificação da Gestão Florestal pelo FSC – Forest Stewardship Council que visa a valorização dos produtos retirados da Floresta de uma forma socialmente aceite, economicamente viável e ecologicamente sustentável.

Em 1 de Fevereiro de 2006 a FLOPEN constitui oficialmente um Núcleo no Concelho de Condeixa-a-Nova, localizado na Cooperativa Agrícola de Condeixa e Penela.


prodercaixa-credito
FLOPEN